• VTEM Image Show

    Presidência da câmara 2019

    Jean Rodrigues, Presidente - Estevão Domingos, Vice-presidente - Josefina Aparecida, Secretária.
  • VTEM Image Show

    Reunião

    Ordinária

Acesso à Informação

Câmara em Ação

vtem news box

Veja agenda completa 

 Veja a agenda de Reuniões…
vtem news box

Lei da Informação 

Lei de Acesso à Informação: uma experiência empírica A Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regulamenta o acesso a informações, foi rece…
vtem news box

Licitações 

  PREGÕES 2019   Pregão Presencial 08/2019 - Gêneros Alimentícios.  Edital Proposta   Pregão Presencial 07/2019 - Lavagem de Veículos…
 

Últimas Notícias

Cidadão brasilminense faz uso da Tribuna Livre

A câmara municipal de Brasília de Minas concedeu ao professor aposentado Paulo Mendes (Paulinho da Luz), a tribuna livre na reunião desta segunda-feira (14/04). Durante 20 minutos Paulinho abordou diversos temas de interesse público, mas deu ênfase às questões da saúde, segundo ele a situação nessa área é crítica.

“Falta medicamento, falta material, principalmente para deficientes, idosos, pessoas com câncer e problemas renais. A maioria dessas pessoas ganha salário mínimo e não tem como comprar materiais e remédios que chegam a custar até 3.600,00. Essas pessoas vão à secretaria de saúde e não recebem nada, é um direito delas que não está sendo garantido”, disse o professor.

Segundo Paulinho todas as denúncias são fundamentadas e ele disse que tem provas do que falou. O orador disse ainda que médicos estão pedindo demissão porque não estão recebendo seus salários, inclusive citou o exemplo de um médico que estava na plateia e que teria pedido demissão recentemente porque não recebia há 4 meses. “Posso provar tudo que falei aqui, tenho dados e documentos que comprovam todas as denuncias”, afirma.

Antes de Paulinho usar a Tribuna Livre a saúde pública já havia sido amplamente discutida pelos parlamentares. A vereadora Rosary Mendes apresentou requerimento pedindo a implantação de uma ouvidoria no hospital. Segundo ela, um canal para ouvir as reclamações e sugestões das pessoas vai contribuir para a melhoria do atendimento. A vereadora Vanessa Josefina também apresentou requerimento sobre a saúde. A parlamentar pede a realização de uma audiência pública para que o executivo possa dar explicações à sociedade sobre os problemas que vem ocorrendo no município.

A reunião da câmara que normalmente é de 2 horas, nesta segunda durou uma hora a mais com discussões importantes para a sociedade. A presidente da câmara, vereadora Suzana Souza, disse que foi uma reunião produtiva e, segundo ela, a Tribuna Livre enriqueceu o debate legislativo. “Eu acho que o cidadão Paulo Mendes foi muito feliz em suas reivindicações, e a gente está precisando é de mais ações sim. Nós vamos apoiar cada um que vier para contribuir com o nosso trabalho, desde que esteja de acordo com as normas que rege a casa. Com a participação do povo, nós vamos construir um legislativo forte”, declara a presidente.

De acordo com o vereador Ronaldo Múcio a câmara de Brasília de Minas viveu um grande momento de democracia com a concessão desta tribuna livre. “Pela lei todo cidadão tem o direito de usar a tribuna livre, desde que mande um ofício com 48 horas de antecedência e a pauta para que seja analisada pelos vereadores. Paulinho foi muito feliz no pronunciamento e contribuiu para esse importante momento de democracia aqui na casa”, disse o vereador. 

Durante a reunião houve também a primeira votação das contas municipais do ano de 2012. Após uma acirrada discussão as contas do executivo foram aprovadas, nesta primeira votação, por 8 votos a favor e 5 votos contra.