• VTEM Image Show

    Presidência da câmara 2019

    Jean Rodrigues, Presidente - Estevão Domingos, Vice-presidente - Josefina Aparecida, Secretária.
  • VTEM Image Show

    Reunião

    Ordinária

Acesso à Informação

Câmara em Ação

vtem news box

Veja agenda completa 

 Veja a agenda de Reuniões…
vtem news box

Lei da Informação 

Lei de Acesso à Informação: uma experiência empírica A Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regulamenta o acesso a informações, foi rece…
vtem news box

Licitações 

  PREGÕES 2019   Pregão Presencial 08/2019 - Gêneros Alimentícios.  Edital Proposta   Pregão Presencial 07/2019 - Lavagem de Veículos…
 

Últimas Notícias

Revisão da Lei Orgânica Municipal está em fase final na câmara de Brasília de Minas

 

18/06/2018

|

Por Fernando Almeida

 

Já há um bom tempo a Câmara Municipal de Brasília de Minas vem trabalhando na reformulação da Lei Orgânica Municipal. Na reunião da casa nesta segunda-feira (19/06) foi falado sobre a importância dessa mudança na lei maior do município. A comissão responsável pela revisão foi convocada para se reunir nesta terça-feira pela manhã para discutir o assunto. Segundo o presidente da comissão, vereador Francisco de Assis Simões (Dr. Xikin), a lei tem erros que precisam ser corrigidos.

"A Lei Orgânica precisa refletir as aspirações do povo. E a nossa lei tem erros de sequência dos artigos, erro de colocação de matéria, erro de gramática. Então agora nessa revisão serão introduzidos assuntos do momento da população. Mandamos ofícios para várias entidades como ministério público, CDL,   Sindicatos, Juízes, pedindo sugestões. Amanhã será a última reunião de trabalho para adequar as propostas apresentadas ao texto, disse Dr. Xikin.

Dr. Xikin disse que a Lei Orgânica é a lei mais importante para a disciplinação dos serviços públicos municipais.

 

"Não existe município sem Lei Orgânica. A Constituição Federal rege todas as relações entre pessoas e entidades no Brasil, a Constituição do Estado regula essas atividades no que diz respeito ao poder do estado membro e a Lei Orgânica disciplina a atuação da câmara e do poder executivo, dos serviços públicos dentro do limite do município em que ela é votada e aplicada, então ela é o instrumento legal mais importante que existe para a administração do prefeito e dos vereadores, afirma.

Segundo Dr. Xikin, durante o recesso parlamentar os vereadores vão analisar as emendar propostas e a previsão é de que no final de agosto a nova Lei Orgânica já esteja pronta para ser executada.

Entre outros assuntos abordados na reunião desta noite esteve também a questão do transporte escolar que já faz algum tempo que está paralisado em algumas regiões do município. O vereador Estevão Domingos cobrou uma solução imediata.

 

"Pelo menos na nossa região tem mais ou menos uns 20 dias que os alunos estão sem ir à escola. As vezes as pessoas cobram da gente e nos criticam porque acham que o legislativo é responsável por isso, mas não é competência do legislativo. O que a gente pode fazer é reivindicar do executivo como fiz aqui hoje e irei continuar cobrando. Se essa semana não houver uma solução eu vou tentar resolver essa situação na região nossa pelo menos por conta própria, vou colocar duas vans lá até que se resolva porque as crianças não podem ficar prejudicadas", declara o parlamentar.